Vale a pena trabalhar como autônomo?

Vale a pena trabalhar como autônomo?

Em 2015 eu tive um grande desapontamento com uma empresa que trabalhava. Nesse dia eu resolvi que não gostaria de nunca mais de passar pelo que passei. E então decidi ser meu patrão.

Nem tudo foi fácil, eu estava recém casado morava sozinho com minha esposa fazia 6 meses. Estávamos começando a entender nossas despesas com coisas que nunca havíamos nos preocupado antes, papel higienico por exemplo, nunca haviamos nos preocupado se um pacote com 16 rolos seria suficiente para o mês inteiro, se valia a pena comprar um mais barato, ou se era um luxo necessário um papel mais confortável de qualidade melhor.

Foram uns 6 meses até tudo começar a melhorar, um dia ajudando meu sogro fui em um cliente que já havia trabalhado, e ele perguntou se eu ainda trabalhava com informática, fechamos um contrato de manutenção e a partir daí as coisas foram melhorando, uma parceria com um designer, dois sites, outro cliente de manutenção mensal, uma indicação de um ex-patrão, outros sites, um sistema e as coisas foram tomando seu rumo.

Hoje em dia as coisas melhoraram bastante vou contar aqui algumas vantagens e desvantagens de trabalhar como freelancer

Vantagens

  • Lucros maiores
    Sem dúvidas o que se pode conseguir trabalhando como autônomo é muito maior do que trabalhando como funcionário, principalmente na área de assistência técnica. Onde podemos ter vários clientes diferentes, e vc não precisa estar 100% do tempo no mesmo cliente.
  • Podemos trabalhar de qualquer lugar
    Como autônomo principalmente na área de programação ou desenvolvimento eu posso trabalhar no sofá da sala, em uma cafeteria, em um coworking, em um cliente. O mundo é meu escritório, basta um notebook e acesso a internet.
  • Pessoas diferentes
    Trabalhando como autônomo, meu círculo de contatos de trabalho não estende somente ao pessoal do escritório. São várias pessoas diferentes, em vários locais diferentes.
  • Sentimento de propósito
    Dono de um negócio próprio temos que fazer dar certo, se não der certo é preciso começar tudo de novo, não é só dinheiro perdido. Imagine você ter um negócio próprio e fechar depois de 2 anos. Não foi apenas dinheiro investido que foi perdido, dinheiro da para recuperar com o tempo, mas o próprio tempo nao volta. Essa pessoa dedicou 2 anos de sua vida e perdeu esse tempo. Ele nunca mais vai voltar.
  • Satisfação Pessoal
    A satisfação pessoal ao ter um negócio próprio é altissima, principalmente quando um cliente após a entrega de um site ou sistema, o cliente olha com satisfação para o seu trabalho, elogia e diz que superou as expectativas. Não há dinheiro no mundo que pague a sua satisfação pessoal.

Mas nem tudo são flores, seguem algumas desvantagens de trabalhar como freelancer.

Desvantagens

  • Salário Fixo
    Como autônomo, você ganha o que você produz, se vc não produz nada, você nao recebe. Não poder contar com uma renda fixa é um pouco assustador no começo. Mas isso tem suas vantagens, te faz procurar sobre outras formas de renda, como rendas passivas, e também te ensina a poupar e ter uma reserva mas meses de dificuldade.
  • A carga de trabalho é maior
    É inegável que com o seu negócio próprio a sua dedicação vai muito além do horário comercial, ainda mais quando só tem essa fonte de renda. O que faz você trabalhar mais para poder entregar mais rápido e receber pelo serviço.
  • Disciplina
    É preciso ter muita disciplina para trabalhar como autônomo, não é porque você pode trabalhar no sofá da sala que vc vai ficar com a tv ligada, ou porque está em casa que pode parar a cada meia hora para fazer um lanchinho.
  • Atuação em áreas diferentes
    Isso não necessariamente é uma desvantagem uma vez que conhecimento nunca é demais. Mas no começo você vai precisar trabalhar, cuidar do marketing, atrair clientes, vender, administrar, ter o controle financeiro. E ai de você se não tiver tempo para a sua esposa.

Autor: Rogério Eduardo Pereira